9/05/2007

A ISA continua a servir Santarém

A ISA consolidou uma parceria com a Assembleia Distrital de Santarém afim de gerir as actividades promovidas na Colónia Balnear da Nazaré.
A Associação Juvenil iniciou funções em Julho do presente ano, estando a ter bastante sucesso em todos os turnos que decorreram até á data. As crianças scalabitanas estão a beneficiar com esta parceria, o que é sem dúvida o mais importante.
Brevemente, mais precisamente no dia 17 terá inicio o primeiro turno sénior.
Como podem ver, a ISA continua a estar presente em terras ribatejanas.

7/03/2007

Sinopse do Projecto "CulturISA-te"

Instituição (Local de estágio): Ideias e Soluções Associadas - ISA

Nome do Projecto: CulturISA-te

Natureza do Projecto
O projecto surgiu não para satisfazer uma necessidade da instituição ou do público-alvo, mas sim para satisfazer um interesse desta associação em alargar horizontes. Uma vez que a ISA tem em funcionamento núcleos nos Concelhos de Loures, Lisboa, Cascais, Barreiro e Mértola, a finalidade deste projecto foi estruturar as bases necessárias para a possível abertura de um núcleo da associação em Santarém.



Modalidades de Animação: Animação cultural, socioeducativa e comunitária.

Áreas de Intervenção: Gestão e Organização de Eventos

Principais Intervenientes: Maiores de 16 anos.

Parcerias: Académico Café, Xantarim Bar, Miradouro de S. Bento Café/Bar, Iland Bar, FRA Bar, ESES, Águas São Silvestre, Novagráfica do Cartaxo.

Objectivos Gerais: Criar as bases para a abertura de um núcleo da Associação ISA em Santarém; Promover e expandir os interesses e valores da ISA; Criar estruturas de divulgação cultural, social e educacional; Accionar o gosto pela cidadania activa.

Principais actividades: Este projecto contém três macro-actividades - ART&TUDE, Formação e Acção Social -, subdivididas em micro-actividades, como por exemplo, em ART&TUDE, desenvolvemos Conversas de Café, Noite de Fados, Ciclo de Cinema, Ludoteca Nocturna, entre outras acções.

Principais Metodologias de Intervenção: Intervenção directa na organização e planificação de eventos: exposições, concertos, conversas de café, programa de actividades de formação, tempo, espaço e recursos.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – a interacção com o público, o estreitar barreiras entre a cultura e a comunidade, alcance da democratização cultural.
Pontos negativos – fraca adesão do público, dificuldades em chegar a um consenso com algumas parcerias.



André Caeiro, Marisa Leitão e Neide Gonçalves

Sinopse do Projecto "Escutar o passado. Compor no presente."

Instituição (local de estágio): Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga – Centro de Dia

Nome do Projecto: Escutar o passado. Compor no presente.

Partindo das ideias e interesses dos utentes do Centro de Dia, diagnosticados em Estágio III, centrámos a intervenção no contar de histórias vividas num passado longínquo e na participação em actividades musicais, nomeadamente, cantar, criar e tocar instrumentos de percussão.

Natureza do Projecto

Modalidades de Animação: Animação cultural e socioeducativa.

Áreas da Animação: Animação de idosos.

Principais Intervenientes: Utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga.

Objectivos Gerais: Combater o elevado índice de sedentarismo, isolamento, desmotivação e o baixo nível de auto-estima dos utentes do Centro de Dia. Desenvolver a realização pessoal e uma maior participação na vida comunitária.

Principais Actividades e Recursos: Recolha de memórias orais sobre a infância: como se brincava, onde e com quê, a fim de perceber como antigamente se ocupavam os tempos livres, como eram os rituais de namoro, como era a preparação para a festa do casamento e sua realização.
Desenvolvimento de um atelier de música em três blocos: construção de instrumentos de percussão; exercícios de respiração e relaxamento; execução de sons e melodias acompanhados de instrumentos construídos pelos próprios utentes.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – Maior grau de actividade gerado no grupo, grande participação, boa receptividade das actividades musicais, que poderiam continuar a ser desenvolvidas. Pontos negativos – recurso físico limitado e com problemas de acústica.







Albina Dias e Susana Garcia

Sinopse do Projecto "Da Expressão à Leitura"

Instituição (local de estágio): Biblioteca Municipal Braamcamp Freire de Santarém

Nome do Projecto: Da Expressão à Leitura

Enquadrando-se nas linhas do Plano Nacional de Leitura, este projecto foi concebido para responder à necessidade (diagnosticada em Estágio III) de dinamizar a Sala de Leitura Bernardo Santareno através de actividades de animação socioeducativa.


Natureza do Projecto

Modalidades de Animação: Animação socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Animação do livro, da leitura e da escrita.

Principais Intervenientes: Crianças e idosos das instituições abaixo indicadas.

Parcerias: Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia; Centro de Dia (Unidade D. António Francisco) e Jardim de Infância (Unidade Padre M.F. Borges) do Centro Social Interparoquial de Santarém.

Objectivos Gerais: Dinamizar e divulgar a Sala de Leitura Bernardo Santareno; divulgar o livro e incentivar a leitura; criar hábitos de leitura e de escrita e promover a intergeracionalidade.

Principais Actividades: sessões de leitura em grupo, de vários géneros (livros de divulgação científica para crianças, periódicos, receitas de culinária, cartas e pequenas narrativas) em que eram os idosos que liam para as crianças e se realizavam depois actividades conjuntas lúdicas, de expressão plástica e escrita, em torno das leituras.


Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia Participativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – Participação e satisfação/motivação dos intervenientes nas actividades realizadas; possibilidade de realização das actividades nas instituições parceiras nos casos de impossibilidade de deslocação das crianças; com as produções escritas e desenhos dos intervenientes, criação de um livro e realização de uma exposição na Biblioteca. Pontos negativos – dificuldades ao nível da organização da deslocação das crianças para a Sala de Leitura Bernardo Santareno.








Alison Silva e Vera Ferreira

Sinopse do Projecto "Todos ao M.A.R."

Instituição (local de estágio): Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural de Riachos – Museu Agrícola de Riachos

Nome do Projecto: Todos ao M.A.R.

Este projecto surgiu por ter sido diagnosticada a necessidade de dar a conhecer o Museu Agrícola de Riachos, assim como a sua recente remodelação (2006) e melhoramento do espaço.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação Sociocultural

Áreas Intervenção: Animação comunitária (idosos, adultos e crianças)

Principais Intervenientes: Estagiárias do Curso de 1.º Ciclo de Animação Cultural e Educação Comunitária, estagiária Funcionária e Colaboradores do Museu Agrícola de Riachos e Público – Alvo (Centros de Dia e Lares de Terceira Idade, Escolas de 1.º Ciclo, Escolas Básicas de 2.º e 3.º ciclos e Jardins-de-infância)

Parcerias: Santa Casa da Misericórdia de Santarém - Grupo de Voluntários

Objectivos Gerais: Dinamizar o Museu Agrícola de Riachos, dar a conhecer a nova remodelação; Levar a comunidade a envolver-se mais nas actividades propostas pelo museu.

Principais Actividades e Recursos: Actividades: visitas acompanhadas, guiadas pela técnica de Museologia. Recursos Institucionais: Associação de Defesa do Património Natural e Histórico de Riachos e o Museu Agrícola de Riachos. Recursos Humanos: Direcção do Museu; Uma técnica de Museologia. Colaboradores: Comunidade Riachense; Estagiários/as; Banda Aqui. Recursos Físicos: Espaço do Museu Agrícola de Riachos. Recursos Materiais: pirógrafo, madeira, lixa, datashow, equipamento de som. Recursos financeiros: custos relativos ao lanche convívio (nomeadamente à actividade realizada com o Grupo de Voluntários da Santa casa da Misericórdia de Santarém).

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologias de Investigação-Acção, no sentido de melhor conhecer a realidade e actuar conforme as necessidades da comunidade; e participação, em que se propõe levar a comunidade a participar activamente nas actividades culturais desenvolvidas;

Principais Conclusões de Avaliação: tendo em conta as conversas informais no fim das actividades realizadas e observação participante, concluímos que estas foram do agrado de todos.

Joana Almeida e Sofia Costa

Sinopse do Projecto "Cid: Cidadania em Acção"

Instituição (local de estágio): Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social (EPASAS)

Nome do Projecto: Cid: Cidadania em Acção

Em Estágio III, diagnosticou-se, junto de alunos e professores da EPASAS, a necessidade de melhorar a cultura democrática na comunidade escolar, tendo-se optado por um projecto que reunisse as condições necessárias para que os alunos pudessem criar um órgão de maior expressão entre eles, que os ajudasse a alcançar objectivos comuns.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação comunitária e socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Cidadania e Associativismo.

Principais Intervenientes: Alunos da EPASAS (maioritariamente jovens adolescentes)

Parcerias: AEESES e Casa da Europa do Ribatejo

Objectivos Gerais: criar condições para a criação de uma Associação de Estudantes, promover a
valorização da cidadania activa

Principais Actividades e Recursos: Concurso de logotipos, mealheiro associativo, seminários sobre associativismo e cidadania, reunião geral de alunos, reuniões com a comissão instaladora, peddy-paper.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção participativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – o nível da adesão dos alunos, o surgimento de um grupo responsável pela criação da associação. Pontos negativos – dificuldade em estabelecer parcerias, dificuldade em perceber o papel do animador no contexto do estágio.






Daniel Alves e Tiago Correia

Sinopse do Projecto "Sábado Jovem Alternativo"

Instituição (local de estágio): Sector da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM)
Nome do Projecto: Sábado Jovem Alternativo

O diagnóstico realizado em Estágio III apontou para a necessidade de dinamização de actividades de animação desportiva para jovens dos 14 aos 30 anos e de desenvolvimento de um contacto mais próximo entre os jovens e o sector da juventude da CMRM.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação cultural

Áreas de Intervenção: Animação desportiva

Principais Intervenientes: Jovens dos 14 aos 30 anos, residentes no concelho de Rio Maior.

Parcerias: Câmara Municipal de Rio Maior e empresa de actividades desportivas e desporto de natureza “Experience Sport”.

Objectivos Gerais: Ocupar o tempo livre dos jovens concelhios, com hábitos saudáveis. Proporcionar-lhes actividades de carácter lúdico e, ao mesmo tempo, inseri-los no próprio sector de juventude, aproximá-los da instituição.

Principais Actividades e Recursos:
Em sábados alternados, um em cada mês, realização de um desporto alternativo: surf, rappel, escalada, tirolesa, iniciação ao mergulho.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia participativa e observação participante.

Principais Conclusões de Avaliação: Os jovens tiveram uma participação activa nas actividades e parecem estar sempre prontos a participar em iniciativas destas. É necessário aproximar as instituições dos jovens, de forma a proporcionar uma participação activa da comunidade.





Joana Ferrão e Marina Correia

Sinopse do Projecto "Voluntariado para nós"

Instituição (local de estágio): Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Nome do projecto: Voluntariado para nós

Este projecto foi concebido para ir ao encontro das necessidades do Grupo de Voluntários da SCMS, de forma a criar dinâmicas de grupo para que se desenvolvesse uma maior coesão grupal e relações inter-pessoais mais fortes entre todos os elementos do grupo.

Natureza do projecto
Modalidades de Animação: Animação socioeducativa e sociocultural.

Áreas de Intervenção: Voluntariado.

Principais Intervenientes: Voluntários da SCMS

Parcerias: SCMS e MAR (Museu Agrícola de Riachos)

Objectivos Gerais: Desenvolver as relações inter-pessoais entre os elementos do grupo de voluntários da SCMS, Fomentar o espírito de grupo, Fortalecer a união intergrupal.

Principais Actividades e Recursos: Festejar, com a criação de actividades, as principais datas temáticas (Dia Mundial do Teatro, Dia de Santarém, Páscoa, Dia dos Monumentos e Sítios e Semana das Misericórdias). Os recursos utilizados foram, basicamente, recursos humanos (grupo de voluntários, estagiárias e comunidade da SCMS), materiais (transportes, papelaria) e físicos (espaços para realizar as actividades).
ol
Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de Investigação-acção; metodologia participativa e metodologia etnográfica.

Principais Conclusões de Avaliação: Com a realização deste projecto, concluímos que o voluntariado é uma prática cada vez mais importante na nossa sociedade, sendo por isso fundamental a união entre todos aqueles que o praticam. Com este projecto, de uma forma geral, pensamos ter contribuído para a coesão deste grupo, para que faça cada vez mais e melhor voluntariado.


Ana Paulos e Marisa Ramalhete

Sinopse do Projecto: Seminário "Horizontes do Desenvolvimento Local"

Instituição (local de estágio): CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas)

Nome do Projecto: Seminário “Horizontes do Desenvolvimento Local”

O projecto de animação Sociocultural – Seminário “Horizontes do Desenvolvimento Local” tem como grande objectivo sensibilizar os/as seus/suas intervenientes e beneficiários/as para a promoção do desenvolvimento local, através de projectos e iniciativas que levem à participação das populações no desenvolvimento económico, político, social e cultural.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação comunitária e socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Organização de Eventos.

Principais Intervenientes: Comunidade em geral, mas especificamente os estudantes de animação, profissionais na área e dirigentes associativos.

Parcerias: CNEMA, ESES, Office Centre, CMS, UNICER, Pastelaria Meloy, Boutique Flor.

Objectivos Gerais: Criar um espaço de discussão e partilha de experiências, informações e conhecimentos dentro da realidade da animação e do desenvolvimento local. Dar maior credibilidade à animação como meio promotor do desenvolvimento local.

Principais Actividades e Recursos:
Realização de seminário (espaço de discussão, forma de debater temas e partilhar experiências despertando o interesse e motivação pela temática abordada) e mesas redondas (espaços de debate informal de ideias).

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção, metodologia participativa e comunicativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos - participação das associações;. Pontos negativos - fracos recursos financeiros; tempo limitado aos horários.

Filipa Silva, Márcia Mendes, Patrícia Gomes

Sinopse do Projecto "AMBIENT...AR!"

Instituição (local de estágio): Edifício Escolar de Espite (EEE)

Nome do Projecto: “AMBIENT:::AR!”

Durante o diagnóstico elaborado em Estágio III, a interacção com as crianças, docentes, outros membros da comunidade escolar e pais/encarregados de educação, nas actividades lectivas, não lectivas e extracurriculares, apontou para a necessidade de desenvolver um projecto de sensibilização para a preservação do meio ambiente.

Natureza do Projecto

Modalidades de Animação: Animação socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Animação e Educação Ambiental.

Principais Intervenientes: 40 crianças do 1.º CEB e 19 crianças de Jardim de Infância

Parcerias: Junta de Freguesia de Espite (JFE), Câmara Municipal de Ourém (CMO), Valorlis, Viveiros S. Jorge, Bombeiros Voluntários de Ourém – secção de Espite, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Espite (APEE Espite) e outras empresa particulares.

Objectivos Gerais: Alertar para os problemas ambientais; Promover a preservação do meio ambiente; Melhorar o meio ambiente envolvente.

Principais Actividades: “Conversar sobre Educação Ambiental”; “Nós somos amigos dos animais!”; “Uma árvore, um amigo!”; “Visita à Empresa Valorlis”; “E agora nós!”; “A brincar também se aprende!”; “Um ecoponto no EEE”.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção, participativa, comunicativa e flexível.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – participação activa das crianças do EEE, bem como o seu entusiasmo e ainda a participação dos docentes e pais/encarregados de educação; parcerias estabelecidas, principalmente com entidades da freguesia de Espite.
Pontos negativos – fracos recursos financeiros; fraco apoio da Câmara Municipal de Ourém; tempo limitado aos horários e calendários escolares.





Sílvia Rodrigues

Sinopse do Projecto "Viver é... Participar"

Instituição (Local de Estágio): Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José
Nome do Projecto: Viver é… Participar
Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação Socioeducativa.
Áreas de Intervenção: Animação Lúdico-Desportiva.
Principais Intervenientes: Utentes do Lar S. José de Almeirim e do Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, bem como todos os profissionais da instituição.
Objectivos Gerais: Pretende-se que os idosos desenvolvam a prática desportiva, de uma forma lúdica, através da participação nas actividades; Manter o grau máximo de autonomia e independência dos idosos, face às crescentes dificuldades no desenvolvimento das suas actividades diárias; Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento.
Principais Actividades e Recursos: Realização de jogos tradicionais, entre outros, adaptados ao público-alvo.
Principais Metodologias de Intervenção: Pesquisa em centro de documentação; Acompanhamento dos utentes nas Actividades Lúdico – Desportivas; Realização de reuniões com os intervenientes do projecto. A metodologia participativa envolve a participação de todas as pessoas intervenientes no processo de animação.
Principais Conclusões de Avaliação: Observação directa; elaboração de relatórios pelos estagiários de Animação Cultural; recolha e análise dos relatórios; elaboração de um inquérito por entrevista; Elaboração de grelhas de observação e reflexão sobre os aspectos positivos e negativos da intervenção.


Ana Rita Correia, Carlos Jardim e Gisela Góis

Sinopse do Projecto "De Portas Abertas"

Instituição (local de estágio): Escola Básica Integrada (EBI) com Jardim de Infância de Santa Catarina (Agrupamento de Escolas de Santa Catarina) – Biblioteca Escolar (BE)

Nome do Projecto: De Portas Abertas

Este projecto surge enquanto resposta a preocupações manifestadas no diagnóstico elaborado em Estágio III que se centravam na fraca frequência e participação na BE por parte de alunos do 9.º ano.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação cultural e socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Animação em educação para a saúde / educação alimentar.

Principais Intervenientes: Crianças do Jardim de Infância, alunos do 3.º Ciclo (nomeadamente do 9.º ano) e comunidade educativa.

Parcerias: Centro de Saúde de Caldas da Rainha (Saúde Escolar), Hospital Distrital de Caldas da Rainha (Serviço de Nutrição e Dietética) e sala de AVD – Espaço Vivo da EBI.

Objectivos Gerais: Promover a educação para a saúde e a educação alimentar na escola; Dinamizar a BE através da realização de actividades práticas de sensibilização sobre alimentação saudável.

Principais Actividades e Recursos: “O Pinto Desaparecido” (leitura de história, construção de pictograma e realização de actividades de expressão plástica); Peddy-paper “Prevenção e Luta contra o Cancro” com os alunos do 8.º e 9.º anos (em parceria com o Centro de Saúde de Caldas da Rainha – Saúde Escolar); Colóquio “ Roda dos Alimentos” e “I Festival das Sopas” (em parceria com o Hospital Distrital de Caldas da Rainha -Serviço de Nutrição e Dietética); Maio – Mês do Coração (“Medir a Tensão é cuidar do coração”); “Chá das Cinco” (balanço global do projecto com os principais intervenientes).

Principais Metodologias de Intervenção: metodologia participativa, comunicativa, e dinâmica de grupo.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – participação activa dos principais intervenientes; grande adesão por parte da comunidade escolar nas principais actividades; Pontos menos positivos – tempo limitado aos horários e calendário escolar.
Célia Maria Ribeiro Paulo

7/02/2007

Sinopse do Projecto "À Descoberta de Novos Saberes"

Instituição (Local de estágio): Santa Casa da Misericórdia de Santarém - Centro de Dia
Nome do Projecto: À Descoberta de Novos Saberes

O projecto surge enquanto resposta às principais necessidades diagnosticadas em Estágio III: desenvolver laços de amizade e de cooperação no seio do grupo de idosos.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação socioeducativa e cultural.

Áreas de Intervenção: Animação de idosos, animação da leitura e escrita; animação e novas tecnologias.

Principais Intervenientes: Idosos do Centro de Dia e do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Objectivos Gerais: Criar uma maior dinamização do espaço do Centro de Dia; proporcionar ao idoso momentos de convívio e de lazer, de forma a promover as relações humanas e as amizades, quebrando a monotonia do quotidiano; desenvolver a leitura e a escrita, de uma forma lúdica, através da participação da criação de todas as partes de um jornal; aproximar os idosos às novas tecnologias; sensibilizar/motivar os idosos para serem eles a criar algo que é para eles.

Principais Actividades: Atelier da leitura e da escrita, atelier de trabalhos manuais, atelier lúdico, atelier de TIC, visita a Fátima, criação de um jornal da valência e uma exposição com os trabalhos realizados no período de estágio.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia participativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – excelente cooperação entre as estagiárias, a orientadora e a orientadora cooperante; cumprimento dos objectivos do projecto, bem como da disciplina de estágio. Pontos negativos – reduzida participação de alguns idosos no início da implementação do projecto, situação que ao longo do tempo foi deixando de se observar.



Mª da Conceição Ventura e Marta Ribeiro

6/11/2007

Exposição Viva de Estágio IV - 15 de Junho de 2007


A animação sociocultural (ASC) tem sido definida como acção ou prática sociocultural, praxis e praxeologia, metodologia ou tecnologia de intervenção, processo, projecto, função/factor sociocultural. Segundo Jaume Trilla, é:
o conjunto de acções realizadas por indivíduos, grupos ou instituições numa comunidade (…) e dentro (…) de um território concreto, com o objectivo principal de promover nos seus membros uma atitude de participação activa no processo do seu próprio desenvolvimento quer social quer cultural
(Animação Sociocultural, Lisboa: Instituto Piaget, 2004: 26)


OBJECTIVOS
@ O que se pretende: partilhar e reflectir sobre projectos de estágio
@ O que não se quer fazer: uma apresentação de relatórios de estágio
Destinatários
@ Orientadores/as cooperantes de estágios;
@ Docentes orientadores de estágios;
@ Docentes e Estudantes da ESES em geral.

Organização
Estudantes finalistas do 6.º semestre da Licenciatura em Animação Cultural e Educação Comunitária

INFORMAÇÕES
Ana Paulos
964 327 496 / 918 055 517
anapaulos_@hotmail.com
www.eses.pt


Auditório 1 da ESES


Programa
14h15 – Acolhimento
14h30 – “À Descoberta de Novos Saberes”, Santa Casa da Misericórdia de Santarém – Centro de Dia, Maria Conceição Ventura e Marta Ribeiro
14h45 – “Viver é… Participar”, Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José, Ana Rita Correia, Carlos Jardim e Gisela Góis
15h00 – “AMBIENT…AR!”, Edifício Escola de Espite, Sílvia Rodrigues
15h15 – “De Portas Abertas”, EBI/JI de Santa Catarina – Biblioteca Escolar, Célia Paulo
15h30 – Seminário “Horizontes do Desenvolvimento Local”, CNEMA, Filipa Silva, Márcia Mendes e Patrícia Gomes
15h45 – “Wake Up”, IPJ de Santarém, Carla Rosa e Vanessa Patrício
16h00 – “Voluntariado para Nós”, Santa Casa da Misericórdia de Santarém – Voluntariado, Ana Paulos e Marisa Ramalhete
16h15 – “CULTURISA-TE”, Associação Ideias e Soluções Associadas – ISA, André Caeiro, Marisa Leitão e Neide Gonçalves
16h30 – “Sábado Jovem Alternativo”, Câmara Municipal de Rio Maior – Sector da Juventude, Joana Ferrão e Marina Correia
16h45 – “Cid: Cidadania em Acção”, Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social, Tiago Correia e Daniel Alves.
17h00 – “Todos ao M.A.R.”, Museu Agrícola de Riachos, Joana Almeida e Sofia Costa
17h15 – “Da Leitura à Expressão”, Biblioteca Municipal Bramcaamp Freire de Santarém, Alison Silva e Vera Ferreira
17h30 – “Escutar o passado, compor o presente” Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga – Centro de Dia, Albina Dias e Susana Garcia
17h45 – “Animateca”, Centro Social e Paroquial de Santa Catarina – ATL, Priscila Lopes e Rosário Ribeiro

5/22/2007

Falta de Tempo

Queridos e Queridas visitantes do "nosso" blog, todos e todas sabemos que o tempo pode servir de desculpa para várias situações mas sabemos também que muitas vezes só não arranjamos tempo para o que nos convém.

Aproveitar o tempo é uma virtude. Cada milésimo de segundo na nossa vida tem a importância que nós lhe dermos, portanto, se apostaram num minuto para visitar o "nosso" blog apostem em mais um para escrever uma linha que seja num dos posts!
Escrever não tem como significado perca de tempo, é um acto nobre que todos e todas os/as que o sabem fazer, bem ou mal, devem fazê-lo.
Neste caso concreto, estamos a apelar a todos e a todas que visualizam este blog que colaborem connosco escrevendo, mesmo que pouca coisa, para que nós possamos continuar a trabalhar para vós mais e melhor.
Lembrem-se que o que aqui escreverem vai ocupar minutos do tempo que utilizamos diariamente. Nós ocupamos algum tempo a escrever pensando em vocês, ocupem algum do vosso pensando em nós.
Obrigada por todo o tempo vivido connosco na escrita, na leitura e noutros contextos!
A ISA continua a caminhar convosco...

Ponto da Situação

Os Estagiários da ISA Santarém gostariam de agradecer a todos/as pelo grande apoio e pelo magnífico acompanhamento a todas as nossas actividades. Sem vocês nada disto fazia sentido!

Chegámos ao fim do nosso primeiro de muitos capítulos... Neste momento estamos numa fase de trabalho intensivo (pesquisa bibliográfica, análise e tratamento de dados, enfim...), todo um conjunto de instrumentos para a realização do nosso Relatório de Estágio Final. Relatório este que irá conter todos os nossos passos, todas as nossas avaliações, observações, tudo o que um Relatório de Final de Curso deve apresentar.

As actividades que vos proporcionámos esperamos que tenham sido do agrado de todos/as. Para aqueles/as que não gostaram tanto ou não tiveram oportunidade de se deslocarem aos espaços onde decorreram as diversas actividades... outras oportunidades não faltarão.

Para qualquer contacto ou dúvidas, estaremos sempre ao vosso dispor neste "nosso" Blog e no endereço electrónico: isa.santarem@gmail.com

Obrigado/a por tudo... Até breve!!!

5/16/2007

Adiamento - AFIED

Caro público, antes demais queremos pedir as mais sinceras desculpas por só agora nos manifestarmos relativamente ao adiamento da Acção de Formação de Iniciação à Expressão Dramática. Porém, aqui estamos agora para nos redimirmos e justificarmos este imprevisto.
Apesar de o termos feito com bastante antecedência e de haver grande insistência da nossa parte quanto ao deferimento da cedência do espaço onde se iria realizar a Acção, o certo é que até agora não obtivemos respostas. Pensámos em solucionar a questão procurando um outro espaço, no entanto a formadora está com alguns problemas de disponibilidade e está a ser bastante difícil conjugar factores primordiais para a realização da Acção.
De qualquer das formas, a ISA continua activa e tentará satisfazer-vos da melhor forma possível.
Obrigada pela vossa atenção e compreensão!

4/29/2007

Feed-back AFIAJ

Olá eu sou uma formanda do AFIAJ e convidaram-me para dar a minha opinião sobre estes dias de formação! Assim por agora já posso dizer que estou a gostar imenso porque os modulos têm sido bastante interessantes e a forma como os formadores têm dimanizado e organizado o tempo tem sido espectacular, pois não temos tempo para nos cansarmos dos modulos teóricos uma vez que as actividades práticas têm surgido com muita frequência e são intercaladas com a teoria!
Para quem nunca fez uma colónia e não sabe como é a dinâmica desta, aprende imenso.... pelo nemos falo por mim!!!!
Obrigada por tudo! Beijinhos
Cátia Ricardo

4/24/2007

AFIED - Acção de Formação de Iniciação à Expressão Dramática


A partir do próximo dia 3 de Maio, a ISA Santarém vai iniciar a sua Acção de Formação de Iniciação à Expressão Dramática (AFIED). Esta formação está aberta ao público em geral e tem o custo de 2€.
Inscreve-te já!

AFIAJ - Acção de Formação de Iniciação à Animação Juvenil



Se ainda não te inscreveste, ainda vais a tempo!

Aproveita esta oportunidade!

4/23/2007

Festa ISA "Acção Social" - F.R.A. Bar

Na passada quinta-feira, dia 19 de Abril, a ISA "tentou" dinamizar uma festa de cariz social.
Esta actividade tinha como objectivo a recolha de brinquedos e material escolar para mais tarde serem doados a uma Instituição de Solidariedade.
Uma vez que não se reuniram as melhores condições para a realização deste evento, a ISA prentende criar um espaço com o mesmo fim na ESES (possivelmente no Bar da escola).

Esta iniciativa irá deocorer entre os dias 2 e 31 de Maio de 2007.
Contamos contigo!!!

Semana ART&TUDE - ILAND Bar

Olá a todos e a todas, sejam bem vindos/as a mais uma semana Art&tude, desta vez, no Iland Bar.

As actividades decorrerão nos dias 23, 24, 25 e 26 de Abril 2007 com mais novidades, sempre cheias de surpresas.
Desde já fica o convite para participarem nas nossas actividades ao longo desses dias.

As actividades serão:

Segunga-feira (23 Abril)
- Exposição
- Espaço Magazine

Terça-feira (24 Abril)
- Exposição
- Espaço Magazine
- Espaço B.D.

Quarta-feira (25 Abril)
- Exposição
- Espaço Magazine
- Espaço B.D.
- Expressão Artística

Quinta-feira (26 Abril)
- Esposição
- Espaço Magazine
- Esapaço B.D.
- Ludoteca Nocturna

APARECE... e não te esqueças do nosso Livro de Presenças (para deixares a tua opinião)

4/18/2007

Festa ISA/Miradouro Café-Bar



No passado Sábado, dia 14 de Abril a ISA Santarém organizou uma festa da Associação no Miradouro Café-Bar que contou com um leque variado de actividades, entre elas, as artes circenses por Andrea Kleinfelt, João Rui e por todos aqueles que quiseram participar; o Video-Jokey Anselmo Godinho (residente no FRA BAR) e muitas surpresas.

Esta festa teve uma grande adesão por parte do público e um bom aproveitamento das infraestruturas disponiveis.

Mais uma noite à ISA Santarém.

Cinema - Lost in Translation


Na passada sexta-feira a ISA Santarém fez a sua ultima exibição do Ciclo de Cinema. O filme que estava inicialmente em cartaz era o Dead Man Walking, mas devido a um contratempo tivémos de alterar o cartz e transmitimos o filme Lost in Translation da Sofia Coppola. Esta actividade contou com uma boa adesão por parte do público do Miradouro Café-bar e permitiu-nos acabar o ciclo de cinema em grande.


Um obrigado a todos os participantes.

Exposição de Pintura Conjunta - A Valeta


Durante toda a semana de actividades no Miradouro Café-Bar, a ISA Santarém levou a cabo uma exposição conjunta de pintura de Pedro Lima e de Lara Xavier.
Esta exposição teve como finalidade o desenvolvimento de actividades de promoção de artistas e trabalhos em espaços alternativos.
A exposição contou com 7 quadros que animaram o espaço.

Espaço Magazine - Miradouro Café-Bar


Como já é costume, o projecto culturISA-te desenvolveu a actividade do Espaço Magazine no Miradouro Café-Bar. Esta actividade contou com diversos periódicos de diversos titulos conhecidos e encontravam-se dispostos para a livre utilização dos participantes.

Verificou-se uma boa adesão à actividade.

Bruno Moita - Animador Cultural e Educador Comunitário

Boa tarde,

Nesta sociedade, em que cada vez as pessoas têm menos tempo para se dedicarem à procura e obtenção de cultura e sabedoria, a ideia de levar a Cultura até aos locais de lazer e diversão, parece-me a mim bastante pertinente, surge como uma forma de, em locais onde nos deslocamos por outros motivos, podermos também ter a oportunidade de falar, discutir e obter novos conhecimentos.
A ideia de interligar estas duas componentes é, a meu ver, uma ideia com futuro, e que já vai sendo adoptada por diversas superficies comerciais e lazer.
É com muito prazer que observo a evolução deste projecto, bem como a evolução dos seus dinamizadores que estão a realizar um trabalho dedicado, esforçado e com muita qualidade.
Como Animador Cultural e Educador Comunitário, fico bastante contente ao verificar a realização deste tipo de projectos, uma vez, que estes projectos funcionam como uma excelente promoção da Animação Cultural, e servem também como um meio de captar a atenção da população para as questões culturais.
Despeço-me, agradecendo o convite, que me foi feito para comentar este projecto, e referindo que irei continuar a divulgar este projecto no meu Blog (oanimadorculturaledesportivo.bogspot.com), bem como todos os projecto de qualidade que tenha conhecimento. Continuem com o excelente trabalho!
Bruno Moita

4/17/2007

Festa ISA no F.R.A. Bar

No dia 19 de Abril decorrerá no F.R.A. Bar uma festa com um objectivo especial.
Neste dia, pretende-se que cada um de vós que tencione passar por lá, leve consigo material escolar, roupas, alimentos, o que quiser... porquê? Porque neste dia a ISA fará uma recolha de bens para ofertar a uma Instituição Scalabitana.
Essa Instituição será escolhida no dia 19 de Abril por todos os presentes e contribuintes nesta Acção de Solidariedade Social.
Apareçam! E não se esqueçam de contribuir para todos os que beneficiarem desta acção.
Obrigada!

AFIAJ


Inscreve-te Já!
Basta enviar um e-mail e recebes a ficha para te inscreveres.

4/13/2007

Cinema - "Fight Club"

Última noite do Ciclo Cinematográfico. Uma palavra: Fantástico!!
O segundo piso do Miradouro de S. Bento estava completamente cheio e é sempre bom ver que o público adere e reconhece o nosso trabalho enquanto Estagiários da ISA e alunos da ESES.
O nosso muito obrigado!!!

P.S. A fotografia está a caminho!

Cinema - "Toda a gente diz que te amo" - Woody Allen

Esta foi mais uma noite ART&TUDE - Ciclo Cinematográfico - em que o Projecto CulturISA-te esteve em grande. A adesão foi bastante boa e o público ficou muito agradado com a escolha do filme, pois tratava-se de um Musical com muita comédia à mistura.

P.S. De momento não temos fotografia disponivel mas já estamos a tratar desse pormenor. Obrigada pela compreensão.

4/11/2007

Criação Artistica - Como fazer uma carteira reciclando material


Outra actividade da ISA Santarém que decorreu na passada segunda-feira, foi o espaço interactivo de criação artistica que ensinava livremente os participantes que pretendiam, a fazer uma carteira através de material que poderia ser reutilizado. Desta forma as pessoas aprendiam a técnica através de um molde realizado pelo Carlos Fernandez (artesão) e dai construiam as suas próprias carteiras com a ajuda do mesmo.

O público ao ínicio não mostrou grande interesse pela actividade mas, com o tempo, esta foi-se desenvolvendo e até contoiu com uma adesão positiva.

Mais uma noite à ISA Santarém.

Cinema - "Tudo sobre a minha Mãe - Pedro Almodovar"


Na passada segunda-feira, o projecto CulturISA-te levou a cabo mais uma das suas iniciativas, desta vez, o primeiro filme do ciclo de cinema a realizar no Miradouro Café-Bar.
O filme escolhido foi o "Tudo sobre a minha Mãe" do Pedro Almodovar que proporcionou aos espectadores um espectáculo emocionante.
A actividade não teve a adesão que nós desejámos, pois encontrava-se um espectáculo de Música ao Vivo no piso inferior do Bar. Mesmo assim, contámos com a presença de cerca de 15 participantes.

4/10/2007

Noites no Xantarim


É das ideias simples que nascem grandes resultados. Tenho esta maneira de pensar e acho que se comprovou com esta iniciativa do "Projecto Culturisa-te".
Quando me pediram para participar neste projecto não hesitei por um momento. Achei este grupo de estudantes com vontade de fazer boas coisas e dinamizar uma cidade um pouco adormecida a nível cultural.
Desde a noite de fado passando pela noite de jogos até à noite de leitura todo o projecto foi um sucesso, com uma adesão espectacular tanto dos estudantes como dos clientes habituais do Xantarim.
Obrigado pela aposta e confiança no Xantarim. Um Grande Abraço para vocês.
Ass: Artur Durand

Semana ISA Santarém/Miradouro Café-Bar



Olá a todos e a todas, sejam bem vindos/as a mais uma semana da actividade Art&tude, desta vez, no Miradouro Café-Bar.

As actividades decorrerão nos dias 10, 11, 12,13 e 14 Abril com muitas novidades e cheias de surpresas.

Desde já fica o convite para participarem nas nossas actividades ao longo desses dias.

As actividades serão:

Terça-Feira (10 Abril)

.Espaço de Criação Artistica;

.Espaço de Exposição e Venda de Artesanato;

.Cinema "Tudo Sobre a Minha Mãe".

Quarta-Feira (11 de Abril)

.Espaço BD

.Cinema "Toda a Gente Diz que Te Amo"

Quinta-Feira (12 de Abril)

.Cinema "Fight Club"

Sexta-Feira (13 de Abril)

.Conversa de Café "Saúde - Um Desafio"

.Cinema "Dead Man Walking"

Sábado (14 de Abril)

.Festa ISA

.Artes Circenses

.Jogos

.VJ

Actividades Permanentes

.Espaço Magazine

Exposição de Pintura Conjunta - "A Valeta"

.Arte Digital por João Lázaro

.Artesanato

4/09/2007

Atenção!!

Se és jovem , se trabalhas na área das artes e da cultura, se tens talento mas não encontras soluções para expores o teu trabalho entra em contacto conosco através do e-mail: isa.santarem@gmail.com

Nós temos as soluções para as tuas ideias!

ISA Santarém

Junta-te à ISA Santarém através do Messenger



Como já sabes a ISA é uma Associação Juvenil que interage com o seu público de diversas formas.

Se quiseres contactar conosco, já podes utilizar o messenger!!

Adiciona o mail: isa.santarem@hotmail.com

:D

4/08/2007

Semana Xantarim Bar


Para finalizar os Post sobre o Xantarim Bar, nós, ISA Santarém queriamos agradecer quer ao Artur Durand (Proprietário do Estabelecimento), quer ao próprio Xantarim Bar, quer ao público e amigos que nos acompanharam durante esta semana!

A todos um Muito Obrigado!

ISA Santarém

Sábado, 31 de Março - Espaço BD, Caricaturas e PS2/Xantarim Bar



No passado Sábado, a ISA Santarém em parceria com o Xantarim Bar, animou a noite com algumas das suas actividades. Nessa noite a ISA Santarém criou um espaço de interacção com o público denominado de Espaço BD (Banda Desenhada) em que os participantes eram livres de criar nas cartolinas cedidas por nós o que desejassem. Nesse mesmo dia contámos com a presença do Sapo, um jovem cartoonista de grande talento que nos ajudou na actividade do Espaço Caricatura. Aqui fica publicamente o nosso muito obrigado.

Por fim, o espaço PS2 não pôde faltar neste dia de grande adesão por parte do público (300 pessoas).

Mais uma noite à ISA Santarém

4/03/2007

Sexta-feira (30 de Março) - Noite PS2/Xantarim


Na passada sexta-feria, dia 30 de Março a ISA Santarém levou a cabo mais uma das suas actividades no Xantarim bar. Nessa noite para além da ludoteca nocturna (iniciada na noite anterior), iniciámos a actividade da PS2. Nesta actividade os participantes tiveram a possibilidade de jogar o Pro Evolution Soccer 6 (PES6) e, segundo o livro de honra, esta actividade foi um sucesso, tendo contado com uma participação activa por parte dos participantes.
A noite contou com cerca de 320 participantes.
Mais uma noite ISA Santarém!

Quinta-Feira (29 de Março) - Ludoteca Nocturna/Xantarim Bar


Na passada quinta-feira, dia 29 de Março, o Xantarim Bar recebeu mais uma das actividades da ISA Santarém. Desta vez, a actividade escolhida foi uma Ludoteca Nocturna que dava a possibilidade aos visitantes de jogarem vários jogos, nomeadamente, o Sudoku, o Monopólio, o Trivial Pursuit, o Jenga, o Dominó, o Mikadu, o Xadrez, as Damas, o Três em Linha e mais alguns dos jogos que fizeram parte da nossa infância.
A adesão foi bastante elevada pois contámos com cerca de 300 pessoas nas actividades e no bar durante toda a noite.
Mais uma noite à ISA SANTARÉM!

Coversa de Café "Desporto"


No passado dia 28 de Março, a ISA Santarém levou a cabo mais uma Conversa de Café, desta vez, sobre Desporto.
Esta actividade teve a presença de algumas figuras ligadas ao desporto, com diferentes pontos de vista sobre a finalidade da actividade desportiva. De um lado o professor do Ensino Superior, António Mesquita Guimarães defendendo o desporto como lazer e por outro lado a federada em Futsal feminino, Ana Paulos e Nelson Gomes, Treinador de Triatlo defendendo o desporto como competição
Esta actividade contou com cerca de 55 participantes.

A ISA Santarém já tem grupo no Hi5


Para os Cibernautas mais atentos... A ISA Santarém já tem o seu grupo no HI5.
Grupo: "ISA SANTARÉM" - junta-te a nós!

3/28/2007

Noite de Fados ISA/Xantarim Bar - Um Sucesso!


Comentários como "Grande Noite" ou "Espectáculo Fantástico" foram constantes durante e após a actuação de Maria Azoia, Tiago Silva e Bruno Mira. Estes três magnificos proporcionaram um espectáculo inesquecível ao público Scalabitano que aderiu em massa à primeira actividade realizada pela ISA Santarém, no Xantarim Bar.
A actuação decorreu neste local que consideramos fantástico para a realização de um espectáculo deste género, onde nem as típicas azeitonas, os tremoços (proporcionados pela ISA), os chouriços assados e os copos de vinho faltaram.
Os comentários deixados pelo público no nosso livro de honra são também importantes de referir, pois demonstraram o agrado e incentivo.
A actuação contou com 150 espectadores/participantes.
Sem dúvida uma noite à ISA Santarém!

3/27/2007

Conversa de Café sobre "Desporto"


Quarta-feira, 28 de Março 2007

Conversa de Café "Desporto" - Xantarim Bar, Santarém.

Na próxima quarta-feira, às 22h00m a associação ISA Santarém vai continuar com a sua actividade de "Conversa de Café", desta vez, com o tema subordinado ao Desporto, onde participarão António Mesquita (Professor do Ensino Superior), Nelson Gomes (Treinador de Karaté) e Ana Paulos (Atleta Federada em Futsal Feminino).

Contamos com a vossa participação,
ISA Santarém


Terça-feira, 27 de Março de 2007

Noite de Fados com Maria Azoia - Xantarim Bar, Santarém.
"O Fado é, hoje em dia, um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal, desde há muitos anos representado no estrangeiro por Amália, e mais recentemente por Dulce Pontes, Mariza, entre outros. Pelo mundo fora, ao nome do nosso país, associam-se de imediato duas coisas: as toiradas e o Fado. Adquirindo diversas formas consoante seja cantado no Porto, em Coimbra ou em Lisboa, o Fado é, por direito próprio, a expressão da alma portuguesa."
Com uma voz possante e com a alma na voz, esta artista ribatejana surgirá em palco acompanhada pelos seus fantásticos colegas: Bruno Mira (Guitarra Portuguesa) e Tiago Silva (Viola) , onde participarão na actividade "Noite de Fados" que será dinamizada pela ISA Santarém em parceria com o Xantarim Bar, no dia 27 de Março, pelas 22:00. Desde já convidamos todos os novos leitores e amigos da ISA a estarem presentes em mais um pequeno passo da nossa instuição em Santarém.



No passado dia 16 de Março de 2007 a ISA Santarém concretizou uma parceria com a Novagráfica do Cartaxo, Lda afim de estabelecer um patrocínio logístico. Dada a resposta imediata às nossas necessidades ofereceram-se para fazer a impressão de todos os nossos suportes publicitários das actividades do "CulturISA-te".

Fazendo o devido agradecimento público, o nosso Muito Obrigado,

ISA Santarém

Conversa de Café sobre "Europa"


Bruno Antunes (CER), André Isidro (CER) e António Canavarro (Fundação Passos Canavarro) estiveram presentes no passado dia 24 de Março pelas 22h00m no Café Académico, com o intuito de dinamizar uma Conversa de Café cujo tema abordado seria "A Europa".

Antes demais caros leitores, desculpem a falta de informação no blog no que respeita a esta actividade, mas não nos foi possível colocar esta informação disponível! De qualquer forma é de todo pertinente contar-vos o decorrer deste acontecimento.

Como está descrito no primeiro parágrafo, a Conversa deveria ter inicio pelas 22h00m, porém, em virtude do jogo de futebol da selecção portuguesa contra a Bélgica decidimos aguardar um pouco mais. Pelo que decidimos iniciar às 23h00m.

Eis que ocorre um facto que merece toda a nossa atenção e preocupação, o Café Académico estava composto no que respeita a público, portanto resolvemos destribuir panfletos e livros referentes ao tema e anunciar o início da conversa. E o que acontece? Caiu uma espécie de bomba no centro do café, pois a maioria dos presentes sairam o quanto antes da esplanada e alojaram-se no canto da rua para que ninguém os atormentasse.

Não vamos tecer qualquer tipo de juizo de valor, deixamos ao vosso critério uma análise que gostariamos de ver em formato comentário no nosso blog!


No passado dia 13 de Março de 2007 a ISA Santarém concretizou uma parceria com a Água São Silvestre afim de estabelecer um patrocínio logístico. Dada a resposta imediata às nossas necessidades forneceram-nos águas para as actividades do "CulturISA-te".

Fazendo o devido agradecimento público, o nosso Muito Obrigado,

ISA Santarém

3/14/2007

ART&TUDE

“ A aquisição da CULTURA significa uma elevação constante, servida por um florescimento do que há de melhor no Homem e por um desenvolvimento sempre crescente de todas as suas qualidades, consideradas do quádruplo ponto de vista físico, intelectual, moral e artístico; significa numa palavra a conquista da LIBERDADE. E para atingir esse cume elevado, acessível a todo o Homem, como Homem e não apenas uma classe ou grupo, não há sacrifício que não mereça fazer-se, não há canseira que deva evitar-se. A pureza que se respira no alto compensa bem da fadiga da lareira.” in “Projecto Artitude”


Quando falamos de CULTURA pretendemos, pois, significar uma noção abrangente do termo, que englobará as mais variadas manifestações artísticas, desde a pintura, à escultura, expressão musical, danças e jogos tradicionais, literatura, etc., ou seja, todo e qualquer processo susceptível de estimular a capacidade de pensamento, livre expressão e criatividade de todos aqueles com quem trabalhamos directa e indirectamente.

O Espaço Art&tude será um espaço multifuncional e interdisciplinar, composto por vários outros espaços com especificidades próprias.

2/27/2007

O Projecto “CULTURISA-TE”


É através dele que pretendemos fazer chegar a toda a Comunidade scalabitana um vasto leque de actividades, para já, com uma maior ênfase na vertente cultural.


“CULTURISA-TE”: porque o que pretendemos é incentivar o nosso público-alvo (a partir dos 16 anos) a procurar cultura através da ISA, daí a fusão entre cultura e o nome da associação formando uma só palavra.


Em suma, é um convite para que, TU próprio/a acedas à cultura através da ISA.


“CULTURISA-TE” tem três áreas de acção nas quais serão desenvolvidas :


ART&TUDE

FORMACÃO

ACCÃO SOCIAL



Com estas actividades pretendemos dinamizar espaços de acesso à cultura onde seja o próprio público a estabelecer uma relação directa com a cultura, e onde nosso trabalho enquanto estagiários rondará sempre na organização e gestão do tempo, espaço e recursos, ou seja, seremos o canal mediador.