7/03/2007

Sinopse do Projecto "Voluntariado para nós"

Instituição (local de estágio): Santa Casa da Misericórdia de Santarém

Nome do projecto: Voluntariado para nós

Este projecto foi concebido para ir ao encontro das necessidades do Grupo de Voluntários da SCMS, de forma a criar dinâmicas de grupo para que se desenvolvesse uma maior coesão grupal e relações inter-pessoais mais fortes entre todos os elementos do grupo.

Natureza do projecto
Modalidades de Animação: Animação socioeducativa e sociocultural.

Áreas de Intervenção: Voluntariado.

Principais Intervenientes: Voluntários da SCMS

Parcerias: SCMS e MAR (Museu Agrícola de Riachos)

Objectivos Gerais: Desenvolver as relações inter-pessoais entre os elementos do grupo de voluntários da SCMS, Fomentar o espírito de grupo, Fortalecer a união intergrupal.

Principais Actividades e Recursos: Festejar, com a criação de actividades, as principais datas temáticas (Dia Mundial do Teatro, Dia de Santarém, Páscoa, Dia dos Monumentos e Sítios e Semana das Misericórdias). Os recursos utilizados foram, basicamente, recursos humanos (grupo de voluntários, estagiárias e comunidade da SCMS), materiais (transportes, papelaria) e físicos (espaços para realizar as actividades).
ol
Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de Investigação-acção; metodologia participativa e metodologia etnográfica.

Principais Conclusões de Avaliação: Com a realização deste projecto, concluímos que o voluntariado é uma prática cada vez mais importante na nossa sociedade, sendo por isso fundamental a união entre todos aqueles que o praticam. Com este projecto, de uma forma geral, pensamos ter contribuído para a coesão deste grupo, para que faça cada vez mais e melhor voluntariado.


Ana Paulos e Marisa Ramalhete

No comments: