7/03/2007

Sinopse do Projecto "Viver é... Participar"

Instituição (Local de Estágio): Santa Casa da Misericórdia de Almeirim – Lar de São José
Nome do Projecto: Viver é… Participar
Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação Socioeducativa.
Áreas de Intervenção: Animação Lúdico-Desportiva.
Principais Intervenientes: Utentes do Lar S. José de Almeirim e do Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, bem como todos os profissionais da instituição.
Objectivos Gerais: Pretende-se que os idosos desenvolvam a prática desportiva, de uma forma lúdica, através da participação nas actividades; Manter o grau máximo de autonomia e independência dos idosos, face às crescentes dificuldades no desenvolvimento das suas actividades diárias; Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento.
Principais Actividades e Recursos: Realização de jogos tradicionais, entre outros, adaptados ao público-alvo.
Principais Metodologias de Intervenção: Pesquisa em centro de documentação; Acompanhamento dos utentes nas Actividades Lúdico – Desportivas; Realização de reuniões com os intervenientes do projecto. A metodologia participativa envolve a participação de todas as pessoas intervenientes no processo de animação.
Principais Conclusões de Avaliação: Observação directa; elaboração de relatórios pelos estagiários de Animação Cultural; recolha e análise dos relatórios; elaboração de um inquérito por entrevista; Elaboração de grelhas de observação e reflexão sobre os aspectos positivos e negativos da intervenção.


Ana Rita Correia, Carlos Jardim e Gisela Góis

No comments: