7/03/2007

Sinopse do Projecto: Seminário "Horizontes do Desenvolvimento Local"

Instituição (local de estágio): CNEMA (Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas)

Nome do Projecto: Seminário “Horizontes do Desenvolvimento Local”

O projecto de animação Sociocultural – Seminário “Horizontes do Desenvolvimento Local” tem como grande objectivo sensibilizar os/as seus/suas intervenientes e beneficiários/as para a promoção do desenvolvimento local, através de projectos e iniciativas que levem à participação das populações no desenvolvimento económico, político, social e cultural.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação comunitária e socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Organização de Eventos.

Principais Intervenientes: Comunidade em geral, mas especificamente os estudantes de animação, profissionais na área e dirigentes associativos.

Parcerias: CNEMA, ESES, Office Centre, CMS, UNICER, Pastelaria Meloy, Boutique Flor.

Objectivos Gerais: Criar um espaço de discussão e partilha de experiências, informações e conhecimentos dentro da realidade da animação e do desenvolvimento local. Dar maior credibilidade à animação como meio promotor do desenvolvimento local.

Principais Actividades e Recursos:
Realização de seminário (espaço de discussão, forma de debater temas e partilhar experiências despertando o interesse e motivação pela temática abordada) e mesas redondas (espaços de debate informal de ideias).

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção, metodologia participativa e comunicativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos - participação das associações;. Pontos negativos - fracos recursos financeiros; tempo limitado aos horários.

Filipa Silva, Márcia Mendes, Patrícia Gomes

No comments: