Sinopse do Projecto "AMBIENT...AR!"
Instituição (local de estágio): Edifício Escolar de Espite (EEE)
Nome do Projecto: “AMBIENT:::AR!”
Durante o diagnóstico elaborado em Estágio III, a interacção com as crianças, docentes, outros membros da comunidade escolar e pais/encarregados de educação, nas actividades lectivas, não lectivas e extracurriculares, apontou para a necessidade de desenvolver um projecto de sensibilização para a preservação do meio ambiente.
Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação socioeducativa.
Áreas de Intervenção: Animação e Educação Ambiental.
Principais Intervenientes: 40 crianças do 1.º CEB e 19 crianças de Jardim de Infância
Parcerias: Junta de Freguesia de Espite (JFE), Câmara Municipal de Ourém (CMO), Valorlis, Viveiros S. Jorge, Bombeiros Voluntários de Ourém – secção de Espite, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Espite (APEE Espite) e outras empresa particulares.
Objectivos Gerais: Alertar para os problemas ambientais; Promover a preservação do meio ambiente; Melhorar o meio ambiente envolvente.
Principais Actividades: “Conversar sobre Educação Ambiental”; “Nós somos amigos dos animais!”; “Uma árvore, um amigo!”; “Visita à Empresa Valorlis”; “E agora nós!”; “A brincar também se aprende!”; “Um ecoponto no EEE”.
Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção, participativa, comunicativa e flexível.
Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – participação activa das crianças do EEE, bem como o seu entusiasmo e ainda a participação dos docentes e pais/encarregados de educação; parcerias estabelecidas, principalmente com entidades da freguesia de Espite.
Pontos negativos – fracos recursos financeiros; fraco apoio da Câmara Municipal de Ourém; tempo limitado aos horários e calendários escolares.
Sílvia Rodrigues
Nome do Projecto: “AMBIENT:::AR!”
Durante o diagnóstico elaborado em Estágio III, a interacção com as crianças, docentes, outros membros da comunidade escolar e pais/encarregados de educação, nas actividades lectivas, não lectivas e extracurriculares, apontou para a necessidade de desenvolver um projecto de sensibilização para a preservação do meio ambiente.
Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação socioeducativa.
Áreas de Intervenção: Animação e Educação Ambiental.
Principais Intervenientes: 40 crianças do 1.º CEB e 19 crianças de Jardim de Infância
Parcerias: Junta de Freguesia de Espite (JFE), Câmara Municipal de Ourém (CMO), Valorlis, Viveiros S. Jorge, Bombeiros Voluntários de Ourém – secção de Espite, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Espite (APEE Espite) e outras empresa particulares.
Objectivos Gerais: Alertar para os problemas ambientais; Promover a preservação do meio ambiente; Melhorar o meio ambiente envolvente.
Principais Actividades: “Conversar sobre Educação Ambiental”; “Nós somos amigos dos animais!”; “Uma árvore, um amigo!”; “Visita à Empresa Valorlis”; “E agora nós!”; “A brincar também se aprende!”; “Um ecoponto no EEE”.
Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção, participativa, comunicativa e flexível.
Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – participação activa das crianças do EEE, bem como o seu entusiasmo e ainda a participação dos docentes e pais/encarregados de educação; parcerias estabelecidas, principalmente com entidades da freguesia de Espite.
Pontos negativos – fracos recursos financeiros; fraco apoio da Câmara Municipal de Ourém; tempo limitado aos horários e calendários escolares.
Sílvia Rodrigues
No comments:
Post a Comment