7/03/2007

Sinopse do Projecto "De Portas Abertas"

Instituição (local de estágio): Escola Básica Integrada (EBI) com Jardim de Infância de Santa Catarina (Agrupamento de Escolas de Santa Catarina) – Biblioteca Escolar (BE)

Nome do Projecto: De Portas Abertas

Este projecto surge enquanto resposta a preocupações manifestadas no diagnóstico elaborado em Estágio III que se centravam na fraca frequência e participação na BE por parte de alunos do 9.º ano.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação cultural e socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Animação em educação para a saúde / educação alimentar.

Principais Intervenientes: Crianças do Jardim de Infância, alunos do 3.º Ciclo (nomeadamente do 9.º ano) e comunidade educativa.

Parcerias: Centro de Saúde de Caldas da Rainha (Saúde Escolar), Hospital Distrital de Caldas da Rainha (Serviço de Nutrição e Dietética) e sala de AVD – Espaço Vivo da EBI.

Objectivos Gerais: Promover a educação para a saúde e a educação alimentar na escola; Dinamizar a BE através da realização de actividades práticas de sensibilização sobre alimentação saudável.

Principais Actividades e Recursos: “O Pinto Desaparecido” (leitura de história, construção de pictograma e realização de actividades de expressão plástica); Peddy-paper “Prevenção e Luta contra o Cancro” com os alunos do 8.º e 9.º anos (em parceria com o Centro de Saúde de Caldas da Rainha – Saúde Escolar); Colóquio “ Roda dos Alimentos” e “I Festival das Sopas” (em parceria com o Hospital Distrital de Caldas da Rainha -Serviço de Nutrição e Dietética); Maio – Mês do Coração (“Medir a Tensão é cuidar do coração”); “Chá das Cinco” (balanço global do projecto com os principais intervenientes).

Principais Metodologias de Intervenção: metodologia participativa, comunicativa, e dinâmica de grupo.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – participação activa dos principais intervenientes; grande adesão por parte da comunidade escolar nas principais actividades; Pontos menos positivos – tempo limitado aos horários e calendário escolar.
Célia Maria Ribeiro Paulo

No comments: