7/03/2007

Sinopse do Projecto "Da Expressão à Leitura"

Instituição (local de estágio): Biblioteca Municipal Braamcamp Freire de Santarém

Nome do Projecto: Da Expressão à Leitura

Enquadrando-se nas linhas do Plano Nacional de Leitura, este projecto foi concebido para responder à necessidade (diagnosticada em Estágio III) de dinamizar a Sala de Leitura Bernardo Santareno através de actividades de animação socioeducativa.


Natureza do Projecto

Modalidades de Animação: Animação socioeducativa.

Áreas de Intervenção: Animação do livro, da leitura e da escrita.

Principais Intervenientes: Crianças e idosos das instituições abaixo indicadas.

Parcerias: Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia; Centro de Dia (Unidade D. António Francisco) e Jardim de Infância (Unidade Padre M.F. Borges) do Centro Social Interparoquial de Santarém.

Objectivos Gerais: Dinamizar e divulgar a Sala de Leitura Bernardo Santareno; divulgar o livro e incentivar a leitura; criar hábitos de leitura e de escrita e promover a intergeracionalidade.

Principais Actividades: sessões de leitura em grupo, de vários géneros (livros de divulgação científica para crianças, periódicos, receitas de culinária, cartas e pequenas narrativas) em que eram os idosos que liam para as crianças e se realizavam depois actividades conjuntas lúdicas, de expressão plástica e escrita, em torno das leituras.


Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia Participativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – Participação e satisfação/motivação dos intervenientes nas actividades realizadas; possibilidade de realização das actividades nas instituições parceiras nos casos de impossibilidade de deslocação das crianças; com as produções escritas e desenhos dos intervenientes, criação de um livro e realização de uma exposição na Biblioteca. Pontos negativos – dificuldades ao nível da organização da deslocação das crianças para a Sala de Leitura Bernardo Santareno.








Alison Silva e Vera Ferreira

No comments: