7/03/2007

Sinopse do Projecto "Sábado Jovem Alternativo"

Instituição (local de estágio): Sector da Juventude da Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM)
Nome do Projecto: Sábado Jovem Alternativo

O diagnóstico realizado em Estágio III apontou para a necessidade de dinamização de actividades de animação desportiva para jovens dos 14 aos 30 anos e de desenvolvimento de um contacto mais próximo entre os jovens e o sector da juventude da CMRM.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação cultural

Áreas de Intervenção: Animação desportiva

Principais Intervenientes: Jovens dos 14 aos 30 anos, residentes no concelho de Rio Maior.

Parcerias: Câmara Municipal de Rio Maior e empresa de actividades desportivas e desporto de natureza “Experience Sport”.

Objectivos Gerais: Ocupar o tempo livre dos jovens concelhios, com hábitos saudáveis. Proporcionar-lhes actividades de carácter lúdico e, ao mesmo tempo, inseri-los no próprio sector de juventude, aproximá-los da instituição.

Principais Actividades e Recursos:
Em sábados alternados, um em cada mês, realização de um desporto alternativo: surf, rappel, escalada, tirolesa, iniciação ao mergulho.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia participativa e observação participante.

Principais Conclusões de Avaliação: Os jovens tiveram uma participação activa nas actividades e parecem estar sempre prontos a participar em iniciativas destas. É necessário aproximar as instituições dos jovens, de forma a proporcionar uma participação activa da comunidade.





Joana Ferrão e Marina Correia

No comments: