7/03/2007

Sinopse do Projecto "CulturISA-te"

Instituição (Local de estágio): Ideias e Soluções Associadas - ISA

Nome do Projecto: CulturISA-te

Natureza do Projecto
O projecto surgiu não para satisfazer uma necessidade da instituição ou do público-alvo, mas sim para satisfazer um interesse desta associação em alargar horizontes. Uma vez que a ISA tem em funcionamento núcleos nos Concelhos de Loures, Lisboa, Cascais, Barreiro e Mértola, a finalidade deste projecto foi estruturar as bases necessárias para a possível abertura de um núcleo da associação em Santarém.



Modalidades de Animação: Animação cultural, socioeducativa e comunitária.

Áreas de Intervenção: Gestão e Organização de Eventos

Principais Intervenientes: Maiores de 16 anos.

Parcerias: Académico Café, Xantarim Bar, Miradouro de S. Bento Café/Bar, Iland Bar, FRA Bar, ESES, Águas São Silvestre, Novagráfica do Cartaxo.

Objectivos Gerais: Criar as bases para a abertura de um núcleo da Associação ISA em Santarém; Promover e expandir os interesses e valores da ISA; Criar estruturas de divulgação cultural, social e educacional; Accionar o gosto pela cidadania activa.

Principais actividades: Este projecto contém três macro-actividades - ART&TUDE, Formação e Acção Social -, subdivididas em micro-actividades, como por exemplo, em ART&TUDE, desenvolvemos Conversas de Café, Noite de Fados, Ciclo de Cinema, Ludoteca Nocturna, entre outras acções.

Principais Metodologias de Intervenção: Intervenção directa na organização e planificação de eventos: exposições, concertos, conversas de café, programa de actividades de formação, tempo, espaço e recursos.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – a interacção com o público, o estreitar barreiras entre a cultura e a comunidade, alcance da democratização cultural.
Pontos negativos – fraca adesão do público, dificuldades em chegar a um consenso com algumas parcerias.



André Caeiro, Marisa Leitão e Neide Gonçalves

No comments: