7/03/2007

Sinopse do Projecto "Escutar o passado. Compor no presente."

Instituição (local de estágio): Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga – Centro de Dia

Nome do Projecto: Escutar o passado. Compor no presente.

Partindo das ideias e interesses dos utentes do Centro de Dia, diagnosticados em Estágio III, centrámos a intervenção no contar de histórias vividas num passado longínquo e na participação em actividades musicais, nomeadamente, cantar, criar e tocar instrumentos de percussão.

Natureza do Projecto

Modalidades de Animação: Animação cultural e socioeducativa.

Áreas da Animação: Animação de idosos.

Principais Intervenientes: Utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga.

Objectivos Gerais: Combater o elevado índice de sedentarismo, isolamento, desmotivação e o baixo nível de auto-estima dos utentes do Centro de Dia. Desenvolver a realização pessoal e uma maior participação na vida comunitária.

Principais Actividades e Recursos: Recolha de memórias orais sobre a infância: como se brincava, onde e com quê, a fim de perceber como antigamente se ocupavam os tempos livres, como eram os rituais de namoro, como era a preparação para a festa do casamento e sua realização.
Desenvolvimento de um atelier de música em três blocos: construção de instrumentos de percussão; exercícios de respiração e relaxamento; execução de sons e melodias acompanhados de instrumentos construídos pelos próprios utentes.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – Maior grau de actividade gerado no grupo, grande participação, boa receptividade das actividades musicais, que poderiam continuar a ser desenvolvidas. Pontos negativos – recurso físico limitado e com problemas de acústica.







Albina Dias e Susana Garcia

No comments: