Sinopse do Projecto "Cid: Cidadania em Acção"
Instituição (local de estágio): Escola Profissional de Agentes de Serviço e Apoio Social (EPASAS)
Nome do Projecto: Cid: Cidadania em Acção
Em Estágio III, diagnosticou-se, junto de alunos e professores da EPASAS, a necessidade de melhorar a cultura democrática na comunidade escolar, tendo-se optado por um projecto que reunisse as condições necessárias para que os alunos pudessem criar um órgão de maior expressão entre eles, que os ajudasse a alcançar objectivos comuns.
Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação comunitária e socioeducativa.
Áreas de Intervenção: Cidadania e Associativismo.
Principais Intervenientes: Alunos da EPASAS (maioritariamente jovens adolescentes)
Parcerias: AEESES e Casa da Europa do Ribatejo
Objectivos Gerais: criar condições para a criação de uma Associação de Estudantes, promover a
valorização da cidadania activa
Principais Actividades e Recursos: Concurso de logotipos, mealheiro associativo, seminários sobre associativismo e cidadania, reunião geral de alunos, reuniões com a comissão instaladora, peddy-paper.
Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção participativa.
Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – o nível da adesão dos alunos, o surgimento de um grupo responsável pela criação da associação. Pontos negativos – dificuldade em estabelecer parcerias, dificuldade em perceber o papel do animador no contexto do estágio.
Daniel Alves e Tiago Correia
Nome do Projecto: Cid: Cidadania em Acção
Em Estágio III, diagnosticou-se, junto de alunos e professores da EPASAS, a necessidade de melhorar a cultura democrática na comunidade escolar, tendo-se optado por um projecto que reunisse as condições necessárias para que os alunos pudessem criar um órgão de maior expressão entre eles, que os ajudasse a alcançar objectivos comuns.
Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação comunitária e socioeducativa.
Áreas de Intervenção: Cidadania e Associativismo.
Principais Intervenientes: Alunos da EPASAS (maioritariamente jovens adolescentes)
Parcerias: AEESES e Casa da Europa do Ribatejo
Objectivos Gerais: criar condições para a criação de uma Associação de Estudantes, promover a
valorização da cidadania activa
Principais Actividades e Recursos: Concurso de logotipos, mealheiro associativo, seminários sobre associativismo e cidadania, reunião geral de alunos, reuniões com a comissão instaladora, peddy-paper.
Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia de investigação-acção participativa.
Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – o nível da adesão dos alunos, o surgimento de um grupo responsável pela criação da associação. Pontos negativos – dificuldade em estabelecer parcerias, dificuldade em perceber o papel do animador no contexto do estágio.
Daniel Alves e Tiago Correia
1 comment:
Granda projecto...
Post a Comment