7/02/2007

Sinopse do Projecto "À Descoberta de Novos Saberes"

Instituição (Local de estágio): Santa Casa da Misericórdia de Santarém - Centro de Dia
Nome do Projecto: À Descoberta de Novos Saberes

O projecto surge enquanto resposta às principais necessidades diagnosticadas em Estágio III: desenvolver laços de amizade e de cooperação no seio do grupo de idosos.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação socioeducativa e cultural.

Áreas de Intervenção: Animação de idosos, animação da leitura e escrita; animação e novas tecnologias.

Principais Intervenientes: Idosos do Centro de Dia e do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia de Santarém.

Objectivos Gerais: Criar uma maior dinamização do espaço do Centro de Dia; proporcionar ao idoso momentos de convívio e de lazer, de forma a promover as relações humanas e as amizades, quebrando a monotonia do quotidiano; desenvolver a leitura e a escrita, de uma forma lúdica, através da participação da criação de todas as partes de um jornal; aproximar os idosos às novas tecnologias; sensibilizar/motivar os idosos para serem eles a criar algo que é para eles.

Principais Actividades: Atelier da leitura e da escrita, atelier de trabalhos manuais, atelier lúdico, atelier de TIC, visita a Fátima, criação de um jornal da valência e uma exposição com os trabalhos realizados no período de estágio.

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologia participativa.

Principais Conclusões de Avaliação: Pontos positivos – excelente cooperação entre as estagiárias, a orientadora e a orientadora cooperante; cumprimento dos objectivos do projecto, bem como da disciplina de estágio. Pontos negativos – reduzida participação de alguns idosos no início da implementação do projecto, situação que ao longo do tempo foi deixando de se observar.



Mª da Conceição Ventura e Marta Ribeiro

No comments: