7/03/2007

Sinopse do Projecto "Todos ao M.A.R."

Instituição (local de estágio): Associação para a Defesa do Património Histórico e Natural de Riachos – Museu Agrícola de Riachos

Nome do Projecto: Todos ao M.A.R.

Este projecto surgiu por ter sido diagnosticada a necessidade de dar a conhecer o Museu Agrícola de Riachos, assim como a sua recente remodelação (2006) e melhoramento do espaço.

Natureza do Projecto
Modalidades de Animação: Animação Sociocultural

Áreas Intervenção: Animação comunitária (idosos, adultos e crianças)

Principais Intervenientes: Estagiárias do Curso de 1.º Ciclo de Animação Cultural e Educação Comunitária, estagiária Funcionária e Colaboradores do Museu Agrícola de Riachos e Público – Alvo (Centros de Dia e Lares de Terceira Idade, Escolas de 1.º Ciclo, Escolas Básicas de 2.º e 3.º ciclos e Jardins-de-infância)

Parcerias: Santa Casa da Misericórdia de Santarém - Grupo de Voluntários

Objectivos Gerais: Dinamizar o Museu Agrícola de Riachos, dar a conhecer a nova remodelação; Levar a comunidade a envolver-se mais nas actividades propostas pelo museu.

Principais Actividades e Recursos: Actividades: visitas acompanhadas, guiadas pela técnica de Museologia. Recursos Institucionais: Associação de Defesa do Património Natural e Histórico de Riachos e o Museu Agrícola de Riachos. Recursos Humanos: Direcção do Museu; Uma técnica de Museologia. Colaboradores: Comunidade Riachense; Estagiários/as; Banda Aqui. Recursos Físicos: Espaço do Museu Agrícola de Riachos. Recursos Materiais: pirógrafo, madeira, lixa, datashow, equipamento de som. Recursos financeiros: custos relativos ao lanche convívio (nomeadamente à actividade realizada com o Grupo de Voluntários da Santa casa da Misericórdia de Santarém).

Principais Metodologias de Intervenção: Metodologias de Investigação-Acção, no sentido de melhor conhecer a realidade e actuar conforme as necessidades da comunidade; e participação, em que se propõe levar a comunidade a participar activamente nas actividades culturais desenvolvidas;

Principais Conclusões de Avaliação: tendo em conta as conversas informais no fim das actividades realizadas e observação participante, concluímos que estas foram do agrado de todos.

Joana Almeida e Sofia Costa

No comments: